Justiça

Julgamento de Nenê Constantino entra no quarto dia

Empresário é acusado de mandar matar líder comunitário

acessibilidade:

O julgamento do empresário Nenê Constantino e de mais quatro réus segue para o quarto dia, no Tribunal do Júri de Taguatinga, nesta quinta (11). O ex-propietário da GOL é acusado de mandar matar, em 2001, Márcio Leonardo de Sousa Brito, líder comunitário que ocupava um terreno de Constantino. Além de Nenê, são julgados Vanderlei Batista Silva, João Alcides Miranda, João Marques dos Santos e Vitor Foresti.

O júri começou, nesta segunda (8), com os depoimentos de seis testemunhas do caso, das 31 arroladas inicialmente. No mesmo dia, o empresário teve uma queda de pressão e precisou receber atendimento médico. A defesa pediu, alegando problemas de saúde, que o réu fosse dispensado das sessões em que não seria escutado. O pedido foi atendido pelo júri.

No segundo dia de julgamento, os cinco réus prestaram depoimento. Nenê negou o envolvimento no crime e chegou a declarar que nunca havia "feito mal a ninguém." Ele afirmou ainda aos jurados que só ficou sabendo da morte de Márcio Brito dois dias após o assassinato. O ex-dono da GOL também negou ter oferecido R$ 20 mil para que a delegada Mabel Faria, então responsável pelo caso, parasse as investigações.

Sobre o terreno da Viação Pioneira, Nenê afirmou que permitia que os funcionários dormissem em uma construção da propriedade. O empresário disse ainda que, em 2001, já não era mais dono das terras. 

O primeiro réu a depor foi João Marque dos Santos, seguido de Vanderlei Batista Silva. O quarto acusado a ser ouvido foi João Alcides Miranda. O juri encerrou os depoimentos com o genro de Nenê, Vitor Foresti, que é acusado de oferecer vantagem indevida a uma das testemunhas do caso.

No terceiro dia do julgamento, nesta quarta (10), aconteceram a exposição acusatória do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a sustentação oral da defesa; os debates duraram 13 horas. A próxima etapa é a réplica e tréplica dos advogados e do MP, que acontece nesta quinta (11). Segundo o TJ, o veredicto só deve ser conhecido nesta sexta (12).

Reportar Erro