Cultura

Jornalistas lançam, no DF, livro de crônicas sobre a Folia de Reis

Jornalistas lançam livro de crônicas sobre Monte Carmelo

acessibilidade:

mosaico mineroNa próxima quinta feira (24), às 19h30, as jornalistas Nathália Coelho e Luara Nunes lançam o livro “Mosaico Mineiro: Crônicas sobre a Folia de Reis e Monte Carmelo”, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park. Além da sessão de autógrafos, haverá também um bate-papo com as autoras e a apresentação dos violeiros Volmi Batista, atual presidente do Clube da Viola Caipira de Brasília, e do cantor e compositor Aparício Ribeiro.

As crônicas foram inspiradas na experiência de dez dias em que as autoras conviveram com os habitantes de Monte Carmelo, cidade localizada ao sul de Minas (cerca de 460 km de Brasília). As jornalistas mergulharam nos costumes, histórias e festas através de fotografias e entrevistas. ?Monte Carmelo é a cidade dos meus avós, e para mim foi muito importante vivenciar os costumes, além do âmbito familiar. Foram mais de 11 horas de áudio e 1750 fotografias. Uma experiência que nos trouxe enriquecimento tanto profissional quanto pessoal. Enxergar a fé das pessoas no pouco, no simples é um aprendizado para quem vive em grandes centros urbanos.?, conta Nathália Coelho.

Ao todo, são cinquenta crônicas: 28 sobre Folia de Reis e 22 sobre a cidade de Monte Carmelo. Em 2012, a obra ganhou o Prêmio Expocom no XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste na modalidade ?Edição de Livro?. Neste ano, a editora de São Paulo, Garcia Edizioni, apoiou a iniciativa e decidiu publicar a obra.

Sobre o livro

O livro é um recorte de vida e fé de uma população escondida no interior de Minas Gerais. Os temas das crônicas passam dos causos de milagre à maldição, fatos curiosos do cotidiano da cidade e perfis diversos. A obra serve como um relicário de histórias do coração do povo, sendo tristes ou alegres, bonitas ou feias. Um conjunto contraditório de memórias.

O trabalho foi resultado do empenho das escritoras para obter o título de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Brasília, em 2011, sob a orientação do Professor Lunde Braghini. À época, foi indicada a publicação pela Universidade.

Serviço

O que: Lançamento do livro “Mosaico Mineiro: Crônicas sobre a Folia de Reis e Monte Carmelo” (Editora Garcia Edizioni)

Onde: Mezanino e Auditório da Livraria Cultura do Casa Park – SGCV – Sul, lote 22 – Loja 4A – Zona industrial, Brasília DF

Quando: 24 de julho, às 19h30

Autoras: Nathália Coelho e Luara Nunes

Apresentação artística: Volmi Batista e Aparício Ribeiro

Realização: Livraria Cultura

Reportar Erro