Tratamento

Internado no Sírio Libanês após passar mal, Bruno Covas está ‘muito bem’

Em outubro, o prefeito de São Paulo recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia

acessibilidade:
Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo - Foto: Rovênia Rosa/Agência Brasil.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi internado no Hospital Sírio Libanês nesta quarta-feira (13) à tarde, após sentir um “desconforto abdominal” durante a madrugada.

“Os resultados iniciais dos exames sugerem tratar-se apenas de uma colite, inflamação do cólon”, segundo o um boletim médico divulgado pelo hospital e assinado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.

O boletim informa que Covas está “clinicamente muito bem, em observação médica enquanto aguarda a conclusão de exames complementares”.

Câncer na cárdia
No final de outubro do ano passado, Covas recebeu o diagnóstico de câncer na cárdia, com metástase também no fígado e linfonodos. De acordo com o médico infectologista, David Uip, o prefeito reagiu muito bem às sessões de quimioterapia e houve regressão do tumor após o primeiro ciclo do tratamento.

Covas recebeu o diagnóstico enquanto médicos investigavam as possíveis origens para coágulos que haviam se formado em uma das pernas e migrado para o pulmão do prefeito. Inicialmente, ele foi submetido a três sessões de quimioterapia, e respondeu bem à medicação. Diante disso, o prefeito fez mais cinco sessões, sendo que a última foi finalizada no começo deste mês.

Exames feitos após esse ciclo de tratamento mostraram desaparecimento dos tumores na cárdia e no fígado, mas apontaram que uma das glândulas linfáticas ainda apresentava tamanho anormal para uma pessoa com as características do prefeito. Assim, na semana passada, Covas foi submetido a uma biópsia, que colheu material daquela área, e cujos resultados estão sendo apresentados nesta quinta-feira.

Reportar Erro