Após três anos de queda

Indicador de nível de atividade da indústria paulista volta a subir em 2017

Crescimento de 3,5% veio após três anos consecutivos de queda

acessibilidade:

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista voltou a subir, após três anos consecutivos de queda. Em 2017, o avanço foi de 3,5%, impulsionado pelo aumento da produção física da indústria paulista de 3,3%, segundo estimativas da FIESP e do CIESP.

No entanto, a variável de horas trabalhadas na produção caiu 2%. De acordo com o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), o aumento da atividade ocorreu por causa do aumento de produtividade do trabalho na indústria de transformação. Os dados acumulados em 12 meses até novembro são de aumento de 4,7%, acima da média da série histórica iniciada de 2,1%.

De acordo com o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, juros baixos e inflação estável devem impulsionar a retomada da economia. "A economia tem apresentado melhoras e os dados do INA confirmam essa análise. O indicador apontou que tivemos um grande aumento de produtividade ao longo de 2017, o que deve ser mantido em 2018."

O índice acompanha o total de vendas reais, as horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada da indústria de transformação paulista. Entre os setores de destaque no ano passado está o de metalurgia básica, com crescimento de 5,3% no ano. O INA de artigos de borracha e plástico subiu 3,1% no ano, puxado pelo avanço de horas trabalhadas na produção de 3,7%. 

Reportar Erro