Balneabilidade

IMA considera impróprias para banho todas as praias de Maceió

IMA: banho só em praias no litoral norte, a partir de Guaxuma

acessibilidade:

O mais recente Laudo de Análises de Balneabilidade das Praias de Alagoas, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), fechado no último dia 14, indica que todas as praias do litoral urbano de Maceió são consideradas impróprias para banho. As exceções ficam por conta de praias localizadas fora da cidade, e todas no litoral norte: Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia e Ipioca. Mais à frente, no município de Paripueira, só dá para tomar banho no lado direito; no lado esquerdo, nem pensar: está poluída.

No litoral sul, as praias do Saco (em frente à entrada principal) e do Francês, no município de Marechal Deodoro, também são consideradas impróprias.

As bandeirinhas vemelhas indicam: todas estão impróprias.As praias são consideradas próprias, segundo o Instituto do Meio Ambiente, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais (Termotolerantes) por 100 mL da amostra de água. As praias são impróprias, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 mL.

O IMA informa que é recomendável evitar o banho de mar quando há incidência elevada ou anormal na região de enfermidades transmissíveis por vias hídricas, indicadas pelas autoridades sanitárias, e também diante da presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde.

Também adverte o IMA para evitar praias onde haja a floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde.

Não é aconselhável utilizar praias Sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, devido ao maior risco de doenças. E atenção: é preciso evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças, que são mais sensíveis e menos imunes que os adultos.

As boas exceções são as praias do litoral note, a partir de Guarxuma

 

Leia mais sobre Alagoas clicando aqui.

 

Reportar Erro