Hospital Oncológico de Brasília

Ibaneis inicia no DF obras de hospital público para tratamento de câncer

Expectativa é de conclusão do hospital em três anos, segundo o governador do Distrito Federal

acessibilidade:
Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat. Ao lado do Hospital da Criança, no Setor de Áreas Isoladas Norte Foto: Renato Alves

O Distrito Federal terá um hospital público para tratamento de câncer. Nesta manhã (09), o governador Ibaneis Rocha lançou a pedra fundamental da obra e afirmou que a expectativa é de conclusão em três anos. “Essa obra vai mudar o tratamento do câncer aqui no DF e na nossa região como um todo”.

Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat, terá 172 leitos,  sendo 20 leitos destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 para internação. Ele contará com consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas, além de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio-X.

Segundo a secretaria de Saúde, o Hospital Oncológico de Brasília vai ter capacidade de atender até nove mil pacientes por ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Distrito Federal registra, anualmente, cerca de 5,5 mil casos novos da doença em adultos.

Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o hospital vai “tornar o Distrito Federal um centro de referência para a região Centro-Oeste”.

O nome é uma homenagem ao ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, falecido aos 83 anos, no ano passado, vítima de um câncer no pulmão.

Reportar Erro