Ele merece

Ibaneis decide rebatizar o HMIB de Hospital Materno Infantil Dr. Antonio Lisboa

Governador homenageia um dos médicos mais queridos dos brasilienses

acessibilidade:
Antonio Lisboa foi um dos médicos mais icônicos e queridos dos brasilienses - Foto: Denis Simões/Diário do Poder.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu homenagear um dos médicos pediatras mais icônicos e queridos de Brasília, Antonio Lisboa, que faleceu aos 95 anos no último fim de semana.

Ibaneis resolveu propor a mudança da denominação do HMIB, unidade pública de referência no tratamento de crianças enfermas, para Hospital Materno Infantil Dr. Antonio Lisboa.

Antonio Marcio Junqueira Lisboa foi um pediatra internacionalmente conhecido. Chegou a Brasília em março de 1967, acompanhado da primeira esposa e quatro filhos adolescentes,. Exerceu a profissão até o fim da vida, atendendo no consultório que instalou em sua casa.

De 1967 até 1994, Lisboa dedicou-se à Universidade de Brasília (UnB). Além de ganhar carta branca para organizar a pediatria do curso de Medicina, “da forma como acreditava que deveria ser”, como contou ao Diário do Poder em entrevista por ocasião dos 60 anos de Brasília.

Tão logo foi informado do falecimento do médico, o governador Ibaneis Rocha, divulgou nota de pesar em que classificou o Dr. Lisboa de “símbolo da crença na consolidação da nova capital do Brasil.”

“Ele acreditou que Brasília pudesse guiar um novo Brasil, deixou uma carreira de muito sucesso no Rio de Janeiro e veio para a nova capital fundar a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília”, destacou Ibaneis.

Reportar Erro