Diminuir demanda

HRAN faz mutirão de cirurgia plástica em pacientes com queimaduras

Durante uma semana serão realizadas ações de combate e prevenção

acessibilidade:

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realiza uma série de ações de prevenção e combate a queimaduras, com início nesta terça-feira (2), às 7h30, quando ocorrerá um mutirão de cirurgias plásticas, para atender 20 pessoas com sequelas graves de acidente provocados por algum tipo de queimadura profunda. A ação ocorre no hall de entrada do hospital, em frente à cirurgia plástica. (entrada pelo ambulatório). Será uma semana inteira de atividades, com encerramento no Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras, comemorado em 6 de junho.

 “Além de operar, a ação pretende chamar a atenção para traumas provocados por queimaduras, sequelas e como se prevenir contra esse tipo de acidente”, diz o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde e cirurgião plástico do Hran, José Adorno. “Com o mutirão, pretendemos diminuir a demanda reprimida. Hoje, cerca de 60 pacientes aguardam por este tipo de cirurgia na rede”, ressalta.

Participam do mutirão 40 profissionais de cirurgia plástica, de outras unidades da Federação e também de países como Dinamarca, Argentina e México. Os especialistas serão distribuídos em quatro salas cirúrgicas e trabalharão, simultaneamente. A abertura das atividades contará com a presença da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, uma das coordenadoras da ação.

Jornada

Além do mutirão, Brasília receberá, de 4 a 6 de junho, a IX Jornada de Queimados e o I Simpósio Centro Brasileiro de Feridas. O evento contará com palestras, mesas redondas, cursos e oficinas. Entre os temas estão qualidade de vida do paciente queimado, queimaduras em crianças e desafios da cirurgia reparadora.

A IX Jornada será realizado na Associação Médica de Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Quadra 6). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da jornada (www.jbqueimaduras.com.br) onde também é possível obter mais informações sobre a programação.

Referência

O Hospital Regional da Asa Norte é a unidade pública de referência no atendimento a queimados. Em média, são realizados anualmente duas mil cirurgias, 250 internações e oito mil atendimentos ambulatoriais. Cerca de sete mil atendimentos de queimaduras são feitos por ano no DF. O Hran também disponibiliza atendimento de urgência e emergência 24 horas.

Do montante de internações, 40% do público são crianças, cuja maioria é vítima de acidente com escaldadura (líquido quente) por negligência ou imperícia. Entre os adultos, a maioria das vítimas é do sexo masculino, por acidentes envolvendo algum tipo de líquido inflamável. 

Especialidade – A Unidade de Queimados (UQ) presta atendimento aos pacientes com equipe especializada e multidisciplinar composta por clínicos, cirurgiões plásticos, pediatras, anestesistas, infectologistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, equipe completa de enfermagem e professores.(GDF)

 

Reportar Erro