Exame gratuito

HOB promove ação para o Dia da Saúde Ocular no JK Shopping

Conselho de Oftalmologia diz que 75% das cegueiras poderia ser evitadas

acessibilidade:

Para celebrar o Dia da Saúde Ocular, o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) vai promover uma ação especial de prevenção ao glaucoma, com aferição da pressão intraocular neste fim de semana no JK Shopping, em Ceilândia. O serviço gratuito será no sábado das 10h às 22h e no domingo, quando é comemorad o Dia da Saúde Ocular, das 14h às 20h.

Comemorado mundialmente, o Dia da Saúde Ocular chama atenção para os cuidados com os olhos e a importância da consulta periódica ao oftalmologista. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 75% das cegueiras do mundo poderiam ser detectadas e evitadas com simples exames regulares. “Muitas doenças oculares são assintomáticas em estágio inicial e a prevenção é fundamental para evitar qualquer perda visual”, afirma o Dr. Canrobert Oliveira, chefe do departamento de refrativa e presidente do conselho do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

Outro fator importante que deve ser considerado é o envelhecimento da população. As três maiores causas de cegueira no mundo são doenças como catarata, degeneração macular e glaucoma, que acometem, sobretudo, os idosos. Considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma, por exemplo, já atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas são diagnosticadas com a patologia. O glaucoma é uma doença degenerativa e progressiva, que danifica as células do nervo óptico. É crônica e não tem cura, sendo que na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. “Por isso, é necessário sempre um exame oftalmológico, com medição da pressão intraocular, exame do fundo de olho e campo visual. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de proteger a sua vista", orienta o dr. Ricardo Yuji Abe, chefe do Departamento de Glaucoma do HOB.

Reportar Erro