Agricultura

Guerra à febre aftosa

Alagoas abre nova etapa de campanha de vacinação contra a doença

acessibilidade:

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciou nesta segunda-feira, 1º de julho, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013. Com a meta de imunizar 100% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) do Estado – o que corresponde a aproximadamente a 1,2 milhão de animais – a campanha prossegue até o próximo dia 31.

Este ano, a abertura oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa contou com duas solenidades. A primeira foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), onde produtores alagoanos participavam do lançamento do plano safra 13/14, e a segunda na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a presença dos prefeitos alagoanos e de representações da cadeia produtiva do leite.

?Os produtores rurais e os prefeitos alagoanos são parceiros da Adeal. A participação deles neste processo é de fundamental importância para o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Com a ajuda de todos, temos a certeza de que vamos conseguir superar o índice de vacinação da etapa passada, que foi de 96%, e atingirmos os 100% de cobertura vacinal do rebanho?, declarou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

Na última etapa da campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado, receberam a dose antiaftosa 1.247.131 bovídeos, resultando numa cobertura vacinal de 96,13%. O Mapa recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho.

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior, e o superintendente em Alagoas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alay Correia, participaram das solenidades de lançamento da campanha de 2013, além do presidente da Faeal, Álvaro Almeida, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro.

?Ficamos felizes em receber este evento aqui na casa do produtor rural alagoano. Fazer a abertura da campanha na sede da Faeal é uma forma de demonstrar a importância que o setor agropecuário alagoano tem neste processo. O criador tem cumprido com o seu papel. Afinal, temos um dos maiores e melhores índices de vacinação do Brasil?, afirmou o presidente da Faeal.

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário da Agricultura, José Marinho Junior, destacou a importância do envolvimento de todos os setores no sucesso da campanha de vacinação contra a aftosa.

Reportar Erro