Operação verão

Guarda-vidas garantem a segurança nas praias, durante o verão

Eles foram treinados pelo bombeiros e reforçam Operação Verão

acessibilidade:

O I Curso Básico de Salvamento no Mar foi concluído por 23 bombeiros alagoanos que, com o uso de nadadeiras e flutuadores, agora estão aptos tecnicamente para atuarem como guarda-vidas nas praias mais movimentadas durante o verão.

Os concluintes estavam lotados na seção administrativa do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) e em outras áreas, e reforçarão a Operação Verão, que teve início na segunda-feira (21). O curso foi realizado as segundas, quartas e sextas-feiras, no final do mês de setembro e foi concluído dia 16 de dezembro.

Para o major Aluysio Wanderley, coordenador do curso, as aulas intensivas tiveram o foco, basicamente, em instruções utilizadas durante o dia a dia do guarda-vidas.

“Foram apenas três matérias, uma teórica e duas práticas. Mostramos a missão do guarda-vidas, praticamos a natação utilitária e instruímos aos bombeiros técnicas básicas de salvamento aquático. É uma capacitação que certamente contribuirá para resultados positivos no período da operação”, ressaltou o major.

Foram aulas práticas na piscina e, principalmente, no mar, onde os concluintes conheceram as principais características das praias do Mirante da Sereia, Jatiúca, Pajuçara, Avenida, Pontal e Francês.

Este foi o primeiro curso realizado pelo GSA. A Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) do Corpo de Bombeiros estuda a possibilidade de planejar outro curso para o final do ano que vem, com melhorias baseadas em pesquisas realizadas com instrutores e alunos do curso.

Sete instrutores monitoraram os treinamentos no mar, onde é necessário uma quantidade maior de orientadores para garantir a segurança dos alunos. O bote Inflável de salvamento e a moto de salvamento aquático (jet-ski) foram utilizados para instruções de salvamento com embarcações.

Reportar Erro