Segurança pública

Governo garante que criminalidade caiu pelo 14º mês consecutivo

Em fevereiro, redução foi de 8,22% no Estado e 32% em Maceió

acessibilidade:

O governo de Alagoas celebra a redução da crimkinalidade no Estado pelo 14º mês consecutivo, Os crimes contra a vida, segundo estatísticas oficiais sem auditoria de entidades independentes, reduziram em fevereiro  8,22% e em Maceió, 32%.

Em 2014, o Estado teve 191 homicídios e, no ano passado, registrou 158;  já este ano foram  145. Na capital, os gráficos constatam o menor número de mortes desde a implantação do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), tendo 33 casos contra 49 em 2015, e 73 em 2014.

O ganho para a Secretaria de Segurança Pública é que, em 2016, ela tem batido seus próprios índices, ou seja, os índices de 2015. No primeiro mês da gestão Renan Filho, janeiro do ano passado, o desafio foi lançado perante uma sociedade que exigia respostas. O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça decidiu iniciar juntando as forças e primou pelo lema Integração. Os avanços vêm sendo catalogados mês a mês.

Fevereiro, mês de carnaval, e em 2016, mesmo contabilizando um dia a mais, mostra que o empenho das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, juntamente com a Perícia Oficial e as parcerias da Polícia Rodoviária Federal e do Sistema Prisional não permitiu saldo negativo. As operações constantes têm provocado o recuo dos marginais e causado a prisão de centenas deles. Até a semana passada a SSP já registrava mais de 1.400 presos em flagrante e mais de 200 por mandados judiciais.

“Mérito para as polícias que estão nas ruas. Este ano o desafio aumentou porque no ano passado combatíamos uma tragédia herdada. Agora não. Agora estamos correndo para reduzir o que já reduzimos e acredito que pela coragem e força enxergada nas ruas, pela vontade de fazer o melhor vista na disposição de todos, chegaremos lá”, destaca o secretário.

“Depois de fevereiro, mês festivo e de grandes aglomerações tivemos vitória, mas, já começamos a pensar março. Assim é a segurança. Mas a sociedade pode ficar tranquila porque caminhamos com o mesmo entusiasmo para melhor protegê-la”, completou Gaspar de Mendonça.

Reportar Erro