Boa notícia

Bolsonaro anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia

A conta de luz terá redução de cerca de 20%, informou o presidente

acessibilidade:
Lâmpada acessa com duas mãos ao redor
Conta de luz puxa inflação para cima Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6), pelo seu perfil no Twitter, o fim da cobrança de taxa extra, que gerava um aumento na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Logo após o anúncio do presidente, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial reiterando a postagem sobre o fim da cobrança.

Em vigor desde setembro de 2021, a tarifa extra foi aprovada em meio à crise hídrica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas ano passado. Vale lembrar que as usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no Brasil.

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

De acordo com o governo, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês passado com 80% acima de seu volume útil. Outra novidade informada foi a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.

Apesar de que já era esperado que a cobrança da bandeira de escassez hídrica, terminaria no final deste mês, o anúncio de hoje antecipa a redução em cerca de 15 dias.  O governo espera que a bandeira verde vigore até o final de 2022.

Bolsonaro finalizou sua postagem ressaltado isso.”Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”.

Reportar Erro