Segurança

Governador deve analisar reivindicações da PM

Viaturas da PM devem ser trocadas após acidentes

acessibilidade:

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), deve analisar as reivindicações dos policiais militares em relação aos recorrentes acidentes envolvendo viaturas da PMDF. As reclamações foram levadas na audiência pública realizada pela Câmara Legislativa do DF na quarta-feira (30/3). O encontro contou com a participação do subcomandante da PM, coronel Sant'Anna, e foi mediado pelo deputado distrital Robério Negreiros (sem partido), presidente da Comissão de Segurança da CLDF.

Segundo a assessoria do chefe do Executivo local, "tudo vai ser levado em consideração nas possíveis próximas decisões do governador. Ele vai analisar todas as reivindicações. Porém, isso não quer dizer que vão ser aceitas".

A discussão é propícia ao momento. A Polícia Militar já registrou 20 acidentes com as viaturas modelo Pajero, um policial morto, outro gravemente ferido que precisou até amputar o braço.

O acidente mais recente foi nesta madrugada (1/4), no Gama, por volta das 3h. Uma Pajero do batalhão da cidade derrapou e bateu em outro carro que estava sendo perseguido. Havia três policiais no carro; dois ficaram feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, Daniel Gustavo Fonseca Dias, de 34 anos, foi levado ao Hospital Maria Auxiliadora com fratura na perna direita, e Elizângela Farias Nunes rodrigues, 37, foi encaminhada ao Hospital Regional do Gama (HRG) com dores no tórax, mas estável, consciente e orientada.

O deputado Robério Negreiros apoia a compra de viaturas de fora do Brasil para o trabalho da PM no DF, assim como o comando da corporação. "Nós apoiamos um pregão internacional para compra de viaturas preparadas e importadas com custo inferior, considerando eventuais isenções fiscais de ICMS (GDF) e ITBI (Governo). Serão viaturas próprias e adaptadas para os policiais com aerodinâmica, ângulos de abertura própria de portas", destacou.

Atualmente, existe uma comissão dentro da PM que estuda o tipo de veículo adequado ao serviço policial. Segundo o subcomandante, coronel Sant'Anna, "após o levantamento das informações por essa comissão, será designado qual tipo de veiculo será adquirido". Oficiais da PM já viajaram aos Estados Unidos, onde há carros específicos para o trabalho policial, para estudar modelos e propostas.

De acordo com Negreiros, a CLDF pode apoiar a isenção fiscal para compra de carros importados, o que tornaria os preços competitivos e a qualidade das viaturas seria mais alta. Agora, a decisão fica por conta do GDF.

Reportar Erro