Começa domingo

GDF divulga programação do 8º Fórum Mundial da Água, que começa domingo

A programação está na página do fórum na internet e no Portal do GDF

acessibilidade:

Começa neste domindo e vai até o dia 23 de março a 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Nesta quarta-feira (14) o governador Rodrigo Rollemberg divulgou a programação do evento.

Segundo Rollemberg, há 12,9 mil inscritos pagantes, que participarão de debates no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A previsão do GDF é que 80% da rede hoteleira seja ocupada durante a semana do evento e 70% no fim de semana.

Rollemberg anunciou que durante o evento será assinado o decreto que cria o Fórum Clima do Distrito Federal. “Queremos que o Fórum deixe um legado para Brasília e para o Brasil de uma nova consciência em relação ao tema água. Todo esse processo de crise hídrica levou a uma reflexão e conscientização muito maior da nossa população”.

As atividades gratuitas estarão concentradas na Vila Cidadã, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que será aberta no sábado (17). Para participar, é preciso se cadastrar na página do fórum na internet. Na programação do espaço, estão debates, exposições, e ações educativas e culturais. “A nossa estimativa é receber nesse espaço em torno de 30 mil pessoas”, diz Rollemberg.

Voltado para o público infantil, o Espaço Criança Candanga terá cantinho da leitura, oficina de robótica e museu. Rollemberg espera “receber pelo menos 4,3 mil estudantes da rede pública do DF desde a primeira infância até jovens e adultos”.

Sessões gratuitas de cinema fazem parte da programação, no Museu Nacional de Brasília haverá a projeção da obra Além do Rio, de Ziraldo e no Cine Brasília serão apresentadas, de 18 a 23 de março, curtas e longas-metragens do Green Film Festival.

No domingo (18), o Parque Asa Delta receberá apresentações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e o grupo brasiliense de música instrumental Muntchako.

Fórum Mundial da Água

O fórum foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, com o intuito de estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local, representado pela Adasa-DF, e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou pelas seguintes cidades: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Reportar Erro