Ilhéus

Fraude no escolar

Ex-prefeito ajudava a fraudar licitações e recebeu dinheiro para campanha

acessibilidade:

A Polícia Federal (PF) comprovou a participação do ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e o ex-vereador da cidade, Jaílson Nascimento, em um esquema de fraudes em licitações do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar nos anos 2009 e 2010. De acordo com a PF, a operação Pelargós (cegonha em grego) identificou o uso de ?laranjas? em processos licitatórios para beneficiar empresas pertencente ao grupo criminoso.

O valor total dos contratos ultrapassa R$ 2 milhões. Além do envolvimento na fraude, Lima e Nascimento receberam doações das empresas da quadrilha para as campanhas políticas. Os irmãos do ex-vereador, inclusive, já constaram na folha de pagamentos de uma das empresas.

Além de burlar a lei nas concorrências, as empresas que, efetivamente, prestavam o serviço não tinham a mínima preocupação com a segurança das crianças transportadas. Faltavam equipamentos e os motoristas não tinha o curso específico para transporte escolar. Os políticos são acusados por fraude em licitações e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

Reportar Erro