Crítico de Bolsonaro

Flávio Dino recua e já avalia reabrir de imediado o comércio no Maranhão

Governador do Maranhão pediu que empresários argumentem por escrito sobre reabertura

acessibilidade:

Com 14 casos de covid-19 confirmados até esta sexta-feira (27) no Maranhão e um discurso que ainda considera uma “invenção inexequível” a proposta de isolamento vertical feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o governador Flávio Dino (PCdoB) recuou e já estuda a possibilidade de reabertura imediata do comércio no Maranhão.

O recuo do governador comunista foi sinalizado com a iniciativa de convocar ontem (26) – através de nota da pasta da Indústria, Comércio e Serviços – todas as entidades empresariais a fundamentar por escrito seus pedidos pela abertura imediata de seus segmentos.

“Todos os pedidos serão encaminhados para análise técnica e respondidos o mais rápido possível”, disse na nota o secretário Simplício Araújo.

“Entendo e compartilho da angústia dos que querem a célere cessação de medidas excepcionais. Assim que houver apoio científico dos profissionais de saúde, farei a revisão das medidas preventivas com a máxima seriedade e velocidade”, escreveu ontem o governador Flávio Dino, em suas redes sociais.

A pressão sobre Dino vem principalmente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que, como medida para amenizar a crise econômica, propôs reduzir ou zerar o ICMS sobre a tarifa de energia elétrica; prorrogar o prazo de recolhimento de impostos para micro e pequena empresa; suspender a obrigatoriedade de pagamento do IPVA de 2020 no estado, até outubro deste ano; e adiar descontos de novas alíquotas da nova Previdência e as prestações dos empréstimos consignados.

Apesar do recuo, o governador comunista publicou novas críticas às propostas de Jair Bolsonaro contra os efeitos econômicos da crise do covid-19, citando a fala do presidente sobre a suposta imunidade reforçada de brasileiros, que mergulham no esgoto e “não pegam nada”.

“Real agenda econômica, debatida em todos os países do mundo (até pelo governo de Trump, nos Estados Unidos), é como compatibilizar o combate ao coronavírus com a proteção às empresas e empregos. No mundo inteiro, só Bolsonaro quer o caos, enquanto faz ‘piadas’ de esgoto”, escreveu Flávio Dino, hoje, no Twitter.

Sobre o isolamento vertical, que protegeria apenas idosos e pessoas com maior risco para o novo coronavírus, o governador maranhense segue considerando impossível se ser colocada em prática: “Basta conhecer a nossa realidade habitacional. Nem a classe média consegue. A não ser que Bolsonaro esteja pensando em colocar idosos e pessoas mais frágeis em campos de concentração. Não me surpreenderia”, concluiu

Reportar Erro