Medida educativa

Fiscalização de velocidade média de veículos em SP entra em vigor

Fiscalização de velocidade média de veículos entra em vigor

acessibilidade:

Entra em vigor nesta quarta-feira, 1º, o sistema de fiscalização de velocidade média em algumas vias de São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai fiscalizar o tempo e a velocidade em que um carro percorre de um ponto a outro. A ideia é acabar com o freia e acelera nas proximidades dos radares.

A ação lançada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes será educativa com cartas de advertência alertando o motorista para a necessidade de respeitar os limites de velocidade das vias para a segurança no trânsito.

Os radares, programados para medir a velocidade média dos carros, estão posicionados em quatro pontos: avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna.

“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido, via correspondência”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Como a legislação federal não permite a aplicação de multas com esse tipo de fiscalização, os motoristas que forem flagrados apenas receberão uma carta notificando o excesso de velocidade. Não haverá multa nem pontos na carteira nacional de habilitação neste tipo de caso, até que a medida seja regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Reportar Erro