uti's lotadas

Fiocruz recomenda novo lockdown de 14 dias para frear contaminações

Fundação alerta que somente o amazonas e Roraima não estão em "alerta crítico" em ocupação de leitos de UTI

acessibilidade:
Quatro estados acendem o alerta de colapso na saúde: Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foto: Ana Lucietto/Divulgação/HRSP

Com o risco do sistema de saúde colapsar, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda que todos os estados que tenham classificação de “alerta crítico” decretem novo lockdown por 14 dias. Somente o Amazonas e Roraima não estão classificados desta forma.

A sugestão foi publicada no Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz, desta terça-feira (23). A fundação pede que as atividades não essenciais tenham funcionamento restringido por duas semanas, para tentar frear o ritmo de contaminações pelo novo coronavírus.

Segundo o documento, a taxa de ocupação nos leitos de UTI é o principal fator de risco. “alerta para a piora do quadro na região Sudeste: na última semana, em Minas Gerais, a taxa cresceu de 85% para 93%; no Espírito Santo, de 89% para 94%; no Rio de Janeiro, de 79% para 85%; e em São Paulo, de 89% para 92%. A região Sul e a Centro-Oeste mantiveram taxas superiores a 96%. Piauí (96%), Ceará (97%), Rio Grande do Norte (96%) e Pernambuco (97%) destacaram-se com as piores taxas na região Nordeste”.

Reportar Erro