Saúde

Falta de verba para saúde

Secretários e prefeitos procuram solução para a crise

acessibilidade:

Em reunião ocorrida na Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), do bairro do Farol, na manhã desta segunda-feira (18), secretários de saúde e prefeitos para discutir a dalta de verbas em hospitais de pequeno porte em municípios de Alagoas. Durante o encontro foram apresentadas alternativas para reverter o quadro precário dos serviços.

Rosângela Wyszomirska, secretária de saúde, acredita que unir esforços é a solução. “É uma reunião em conjunto com Sesau, secretarias municipais e prefeitos para tratar da situação desses hospitais, que passam por dificuldades. Eles foram construídos pelo Ministério da Saúde, mas depois abandonados por ele e o Estado também nunca esteve muito presente. Os municípios não estão aguentando os custos e iniciamos um trabalho para que os serviços sejam todos planejados por região", disse ela.

O objetivo é que todos os hospitais assinem um termo de compromisso para que possam receber verba do estado na área em que forem pactuados (pediatria, cirurgia, ortopedia e outras). 

"O que os municípios recebem é insuficiente. Não existe ainda o risco de fechamento desses hospitais, mas as dificuldades são grandes. Queremos amarrar uma pactuação para que um hospital da região fique com a pediatria, outro com a cirurgia e por aí vai", disse Rosângela.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Consems/AL), Normanda Santiago, deixou claro que os hospitais não vão fechar. Eles terão uma redefinição de financiamento. "Não estamos falando em fechamento. O que vamos fazer é definir o perfil de cada hospital para uma redefinição do financiamento, com parceria do governo estadual. Vamos definir os serviços regionalmente e reorganizar tudo, vendo que serviços vão ficar. O problema de gestão é devido à falta de dinheiro. Não tem como fazer gestão sem dinheiro", explicou Normanda. 

 

Reportar Erro