Garantia da ordem

Exército ocupa sede da Sabesp em 'simulação de segurança'

Apesar de crise hídrica, Sabesp diz que atividade é 'regular'

acessibilidade:

Cerca de cem homens do Exército Brasileiro tomaram as instalações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, na manhã desta quarta-feira, 27.

A ação trata-se de um exercício simulado para capacitar as tropas para proteger "infraestruturas estratégicas, tais como: torres de telecomunicações, substações de abastecimento de água e de energia", segundo nota enviada pelo coronel Ricardo Carmona, oficial responsável pela seção de comunicação social do Comando Militar do Sudeste.

Os soldados chegaram à sede da empresa por volta das 6 horas, armados e em veículos militares. Tomaram a área seguindo regras da ação simulada. A Sabesp informou que nenhum deles chegou a assumir funções desempenhadas por técnicos da empresa. A ação só terá fim às 19 horas. 

O exercício foi feito por militares da 2.ª Divisão do Exército, com sede em Osasco, na Grande São Paulo. A ação para "garantia da Lei e da Ordem", segundo as informações do Exército, segue "o planejamento normal do ano de instrução e conforme prevê o Programa de Instrução Militar do Exército Brasileiro", conforme informações da mesma nota. 

"O Comando Militar do Sudeste possui sob seu comando tropas estratégicas do Exército Brasileiro que se adestram, continuamente, para o cumprimento de sua missão constitucional de Defesa da Pátria e de Garantia da Lei e da Ordem", termina a nota do coronel Carmona.

"Essa é atividade regular realizada pelo Exército em locais considerados de importância estratégica", diz nota da Sabesp, que não fez nenhuma relação no texto entre a ação e a crise hídrica que ronda a Região Metropolitana de São Paulo. (AE)

Reportar Erro