João Goulart

Ex-presidente da OAB critica memorial a Jango em Brasília

Até sugeriu a criação de um "setor dos Memoriais de Brasília"

acessibilidade:

O ex-presidente da OAB nacional Reginaldo Oscar de Castro criticou nesta segunda-feira (10), em sua página no Facebook, a construção de um memorial em homenagem ao ex-presidente da República João Goulart, o Jango, deposto pelo golpe militar de 1964. “Brasília pertence a todos os brasileiros. Não é uma parede de prédio público onde 'autoridades' costumam instalar placas de homenagem, não raro a si próprias”.,

Reginaldo lembrou que “muitos são os brasileiros que merecem, por inúmeras razões, toda a nossa gratidão”. Mas – prosseguiu –  se concordarmos com a construção de um memorial para cada um, não haverá espaços públicos suficientes. Sobre o Memorial JK – em homenagem ao criador de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubistchek – disse que a obra foi “ uma iniciativa desejada e aprovada pela nação, pois registra permanente reverência de todos ao fundador da Nova Capital, cuja trajetória política transformou o país”.

Natural de Anápolis, em Goiás, e residente em Brasília desde a sua fundação, Reginaldo de Castro lembrou, no entanto, que se vier a ser aprovada a idéia de construção de novo edifício público, que não seja localizado na esplanada monumental do Plano Piloto. “ Talvez fosse “conveniente” criar um SMB, “Setor dos Memoriais de Brasília” nas proximidades da nova torre de Tv Digital , situada na região administrativa de Sobradinho, num dos pontos mais altos do Distrito Federal.

– Esplanada, segundo o Aurelio, é um terreno descoberto, uma planície, lugar ao ar livre com bancos e mesas para o lazer público, disse. “Portanto, a sua ocupação por edifícios, públicos ou não, desnatura por inteiro sua destinação”, concluiu Reginaldo de Castro. (Com o site direitoglobal.com.br)

Reportar Erro