Morre o 'Gente Boa'

Ex-governador de Alagoas, Bulhões morre por problemas respiratórios

Conhecido por episódio com 'toalha molhada', Geraldo Bulhões foi internado no fim de semana

acessibilidade:

Faleceu no começo da tarde desta segunda-feira (27) o ex-governador Geraldo Bulhões, aos 81 anos. O político conhecido pelas iniciais como “Gente Boa” estava internado, desde o final de semana, no Hospital Vida para tratar complicações respiratórias decorrentes de água na pleura.

Segundo informações de familiares, o quadro de saúde do ex-governador agravou e, apesar da assistência médica, ele não resistiu. Familiares ainda não informaram o horário e, também, local do sepultamento do ex-governador.

Depois de cinco mandatos consecutivos de deputado federal, exercidos em um intervalo de 20 anos, Geraldo Bulhões foi governador de Alagoas entre os anos 1991 a 1994.

O governador Renan Filho (MDB), disse que recebeu com pesar a notícia do falecimento do ex-governador. “Em seus cinco mandatos consecutivos de deputado federal, de 1971 a 1991, e como governador, de 1991 a 1994, defendeu os interesses do Estado e da sua querida Santana do Ipanema. Em 15 de novembro de 2017, dentro das comemorações dos 200 anos da Emancipação de Alagoas, tive a honra e o prazer de homenagear Geraldo Bulhões, merecidamente, com a Comenda Deodoro da Fonseca pelos serviços prestados a Alagoas. Em meu nome e de toda a equipe do Governo de Alagoas, envio sinceras condolências à família Bulhões”, escreveu.

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) suspendeu a sessão de amanhã (28), em homenagem a Geraldo Bulhões. E, através de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) lamentou profundamente o falecimento do ex-governador.

Nascido em Santana do Ipanema (AL), Bulhões se formou na faculdade de Direito no ano de 1963, exerceu os cargos de procurador e de promotor de justiça. Seu irmão, o conselheiro de Contas aposentado Isnaldo Bulhões (MDB), é prefeito de sua cidade natal, e deu projeção ao clã político do ex-governador, com as eleições do sobrinho de Geraldo, Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), e da mãe do deputado, Renilde Bulhões (PROS-AL), suplente do senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PROS-AL).

Na metade final de seu mandato, um embate pessoal com a então primeira-dama Denilma Bulhões fez o governador ficar conhecido nacionalmente como “homem da toalha”, após notícias de que, depois de descobrir que foi traída, ela expulsou Geraldo Bulhões da residência oficial após uma suposta “surra de toalha molhada” dada no marido. Denilma chegou a ser chamada de “governadora de Alagoas” e inspirar a personagem Rubra Rosa, da novela Fera Ferida, da Rede Globo. E divulgou a “toalha molhada” como mote de candidatura a deputada federal, em 1994.

Geraldo Bulhões participou da Assembleia Nacional Constituinte, em 1986.

Reportar Erro