Rachadinha milionária

Ex-deputado Silas Bento e seu filho são presos em operação do MP no Rio

Pai e filho eram responsáveis por esquema de rachadinha que representou o rombo de cerca de R$ 250 mil da Alerj

acessibilidade:
Operação do MP prende ex-deputado Silas Bento e o filho na manhã desta sexta-feira (23). Foto: Alerj/Reprodução

Uma operação do Ministério Público que apura suposto esquema de ‘rachadinha’ prendeu o ex-deputado estadual do Rio de Janeiro Silas Bento e seu filho, Vanderson Bento. Ambos foram detidos em Cabo Frio, no estado do Rio.

Segundo as investigações, Silas teria recebido grande parte do salário de uma servidora durante dois anos. O ex-parlamentar responde pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, peculato, além de participação em organização criminosa.

Vanderson Bento, o filho, concorre nestas eleições ao posto de vereador. Assim como o pai, ele será indiciado pela prática dos mesmos crimes, com exceção de lavagem de dinheiro.

De acordo com o MP, Taíssa Saldanha Alves admitiu que não exercia nenhuma função no gabinete de Silas, ou seja, era uma funcionária fantasma. Ela era obrigada a devolver parte da remuneração recebida sob coação cometida pelo filho de Silas, Vanderson Bento.

Durante os dois anos da prática da rachadinha, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sofreu o rombo de R$ 250 mil pagos em função do salário desta servidora. Segundo apurado, 80% do montante recebido ilicitamente foi parar nos bolsos de Bento.

Taíssa também é um dos alvos da operação de hoje, com um mandado de busca e apreensão contra ela. Além disso, a servidora fantasma é indiciada por peculato e associação criminosa. Por determinação da Justiça, a mulher deve comparecer mensalmente ao juízo para prestar esclarecimentos sobre suas atividades, está proibida de manter contato com Silas e Vanderson e também de se ausentar de Cabo Frio por mais de 10 dias.

Reportar Erro