Detalhes importam

Evolução da marca: MDB abandonou o vermelho de vez

Se imagens falam mais que mil palavras, a identidade visual do partido que foi nº 2 do PT ‘grita’ agora pelo verde e amarelo

acessibilidade:
O MDB em 2022 (acima) e em 2018 (abaixo); visual completamente diferente.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que lançou a senadora Simone Tebet (MS) como candidata à Presidência este ano, fez desaparecer – pela primeira vez – a cor vermelha da identidade visual da campanha nacional.

Na última eleição presidencial, o então candidato do partido era o ex-presidente do Banco Central de Lula Henrique Meirelles. Ele foi o primeiro candidato do MDB (então PMDB) a presidente da República desde Orestes Quércia, na eleição de 1994.

'Assinatura' do horário eleitoral de Orestes Quércia, em 1994.

‘Assinatura’ do horário eleitoral de Orestes Quércia, em 1994.

Derrotado no primeiro turno, o PMDB de Quércia passou a integrar (formal e informalmente) a base de apoio dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) até 2002, quando Lula (PT) foi eleito presidente. O MDB então passou a apoiar as administrações petistas até 2010, quando oficialmente foi promovido à cabeça de chapa de Dilma Rousseff, com o então deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

Assinatura da campanha Dilma-Temer, nas eleições de 2014

Após o impeachment de Dilma, em 2016, e a posse de Temer na Presidência, cercada de acusações de “golpe” lideradas pelo partido de Lula de Dilma, o (agora) MDB tenta se descolar do vermelho do PT, mas sem abandonar por completo a cor que adotou durante uma década.

Em 2018, com Henrique Meirelles, o primeiro candidato do partido desde Quércia, o vermelho tinha destaque na identidade visual do MDB

Com Meirelles, em 2018, a cor predominante da campanha do MDB passou a ser o branco, com o vermelho ainda como a principal cor secundária do partido. O verde também ganhou destaque na última eleição presidencial.

Em 2022, a ‘assinatura’ do MDB lembra até a identidade visual do PSDB, ou até mesmo de Jair Bolsonaro

Este ano, entretanto, com Tebet, o MDB adotou o verde, amarelo e azul e fez o vermelho desaparecer da sua identidade visual de campanha. Ainda assim, a logomarca do partido mantém a tradicional flâmula vermelha.

Logomarca do MDB carrega a flâmula vermelha desde que era PMDB

Reportar Erro