Diário Motor

Estudo aponta que um carro produzido no México é mais competitivo que um feito no Brasil

Os valores chegam a 44% de diferença, aponta Anfavea

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A orientação é que as pessoas com sintomas gripais devem realizar primeiro o teste para Covid-19 Foto: EBC

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgou um estudo produzido pela consultoria PwC que aponta que um veículo produzido no mercado mexicano é mais competitivo que um mesmo produto feito no Brasil.

Segundo o levantamento, produzir um carro no México custa 18% a menos que no Brasil, sendo as principais diferenças em materiais e logística. Ao se aplicar os impostos de cada país, a diferença final fica ainda maior, podendo chegar a 44%, dependendo do tipo de veículo.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, o estudo comprova o chamado “Custo Brasil”. Ele afirma que é necessário realizar medidas que diminuam esses valores. “Medidas que estimulem o comércio exterior, melhorem a logística de distribuição e reduzam a carga tributária são urgentes para conferir uma nova dinâmica para os negócios brasileiros em diversos segmentos da economia, não somente o automotivo”, aponta.

Brasil e México possuem aspectos socioeconômicos praticamente iguais, mas o perfil comercial de cada um é completamente diferente. De acordo com a análise da PwC, o México tem 12 tratados de livre comércio com 46 países, enquanto o Brasil conta apenas com seis tratados em 11 nações. O país norte-americano ainda tem 32 acordos bilaterais, enquanto o nosso tem só 21.

O estudo aponta ainda que, no setor automotivo, 88% da manufatura mexicana é voltada para o comércio exterior, enquanto que no Brasil apenas 22% da produção de veículos é voltada para as exportações. Com isso, o México movimentou US$ 143 bilhões e o Brasil US$ 26 bilhões com às exportações.

De acordo com a análise da PwC, nosso país tem um ambiente de negócios caracterizado por alta burocracia, limitações logísticas e altos custos operacionais. O efeito tributário entre os dois países também é um fator que impacta na competitividade do mercado brasileiro. O Brasil possui de 37% a 44% de impostos incidentes no veículo dependendo do tamanho do motor, enquanto no México os impostos são de apenas 16%.

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