Data especial

Espécie de ‘oráculo’ da política, Sarney celebra 92 anos neste domingo

acessibilidade:
Ex-presidente da República, José Sarney. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado).

O advogado, escritor e político nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa – depois José Sarney de Araújo Costa – completa 92 anos neste domingo (25) gozando de saúde e com atividade intelectual permanente.

Além das profissões citadas, Sarney também é jornalista e escreve semanalmente para o Diário do Poder, entre outros veículos de comunicação. Neste site, seu artigo é publicado sempre nas noites de sexta-feira.

O ex-presidente da República se transformou numa espécie de “oráculo” para os políticos em atividade, sempre reservando espaço na agenda para recebê-los em sua casa de Brasília, onde reside. Há dias, por exemplo, ele recebeu a visita do ex-presidente Lula acompanhado de políticos de diversos partidos.

Vida de estudos e trabalho

Nascido em Pinheiro, no Maranhão, Sarney formou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953, mesmo ano onde ingressou na Academia Maranhense de Letras. Sarney mantém até hoje ativa a carteira 279 emitida pela Seccional da OAB do Maranhão.

Em 1954, Sarney concorreu ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, mesmo não conseguindo ser eleito, assumiu como suplente em 1955, dando início a sua carreira política.

Durante o regime militar, foi eleito governador do Maranhão pela União Democrática Nacional (UDN), posteriormente se filiando à Arena.

Um presidente imprevisto

Em 1984, sai do partido e, junto com outros ex-membros, funda a Frente Liberal, iniciando assim uma grande reviravolta em sua trajetória. Na eleição presidencial de 1985, Sarney é escolhido como candidato à vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves.

Tancredo vence a eleição contra o situacionista Paulo Maluf, porém tem problemas de saúde pouco antes de tomar posse e morre em seguida. Desta forma, Sarney acabou assumindo a presidência de maneira definitiva.

Em 1990 Sarney é eleito senador, desta vez pelo estado do Amapá, exercendo o mandato de 1991 até 2015. Durante seu mandato presidiu o Senado Federal do Brasil em três ocasiões.

Em 2014, anunciou que iria se aposentar da política no ano seguinte, encerrando assim sua carreira de mais de 60 anos de vida pública.

Reportar Erro