Detran interdita via

Erosão na Elmo Serejo aumenta e atinge asfalto

Erosão às margens da via aumenta e prejudica trânsito na região

acessibilidade:

A erosão nas margens da via da Elmo Serejo, em Taguatinga, avançou no asfalto e o Detran precisou interditar todas as faixas. Os motoristas que transitam na região estão sendo desviados para a QNL. A piora na situação da erosão é justificada pelo Detran pelas chuvas fortes e constantes dos últimos dias. Porém, o buraco está aberto nas margens pista desde 25 de novembro, ou seja, há quase um mês.

O rompimento da tubulação de água pluvial às margens da via foi o culpado pela erosão. Os trabalhos da  Caesb e Novacap na contenção da área não foram suficientes para evitar mais desmoronamentos na faixa asfáltica. A erosão aumenta a cada dia desde o rompimento da tubulação. O especialista em patologia estrutural e professor de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) Dickran Berberian, contou há duas semanas que seria necessário trabalho reforçado para evitar comprometer as vias.

As razões para a tubulação ter se rompido são justificadas pelo inchaço da região nos últimos anos. ?A bacia de água era suficiente para atender a uma demanda muito menor e funcionou muito bem durante anos, mas eles acabaram inchando a cidade, com prédios, calçadas, estacionamentos, e impedindo o curso natural da água pela absorção do solo. O crime é ter inchado Brasília?, diz Dickran.