Zoonoses

Em Viçosa, ministro visita hospital veterinário e promete apoio

Aldo Rebelo esteve na fazenda São Luiz, na cidade onde nasceu

acessibilidade:

O alagoano Aldo Rebelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, conheceu as instalações do Hospital Veterinário em Viçosa, em fase de conclusão, além do complexo de laboratórios de apoio à pesquisa. Durante a visita à Fazenda São Luiz, onde funciona a Unidade de Ensino de da Universidade Federal de Alagoas, sexta (28), Aldo prometeu apoiar estudos para melhorar os índices de saúde do Estado em relação às zoonoses.

O professor Pierre Barnabé explicou que o futuro hospital atenderá a animais de pequeno e grande porte:

– Estamos com a estrutura física pronta, mas temos um momento crucial, o recheio dessa unidade, que é aprovar no MEC [Ministério da Educação] uma residência no hospital, porque, além dos problemas no agronegócio, temos um problema sério de saúde pública no Estado. De 80% a 85% das doenças associadas aos problemas emergentes estão nos animais. Acho que esse trabalho também deve ser focado e sua visita [do ministro Aldo] é muito importante para nos apoiar enquanto Ministério da Ciência e Tecnologia.

O hospital vai oferecer serviços nas áreas clínica, diagnóstico, cirurgia, laboratório de análises clínicas, reprodução, centro cirúrgico e ambulatórios para animais de pequeno e grande porte. Para Pierre, o curso de Medicina Veterinária tem grande projeção regional, principalmente na área de equinos. “Já temos cavalos internados que são oriundos de Sergipe e de Pernambuco, na parte de cirurgia.

Aldo Rebelo assumiu compromissos, durante sua visita:

– Vamos fazer um levantamento para ver nos programas já existentes no Ministério, além do CNPq e na Finep [Financiadora de Estudos e Projetos]. Essa área para nós é prioritária. Temos linhas de financiamento. Na linha de atuação do Ministério há uma preocupação com a redução das desigualdades regionais e essa redução só pode ser possível quando você trata os desiguais de forma desigual. Se não for assim, vamos privilegiar quem está na frente, num estágio mais avançado.

Reportar Erro