Guerra à covid

Em Maceió, prefeitura só recebeu vacinas do Estado após notificar secretaria de Saúde

"Não dá para fazer política com assunto tão sério", afirmou o prefeito JHC

acessibilidade:
João Henrique Caldas, o JHC, prefeito de Maceió - Foto: Edvan Ferreira.

A prefeitura de Maceió teve de notificar a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que fossem liberadas 1.500 doses de CoronaVac, insuficientes para atender a demanda da população que espera pela segunda dose, fechando o ciclo de imunização contra a Covid-19. Ao todo são necessárias 26 mil doses.

“Ao contrário do que está dizendo, o governador não está antecipando a liberação das dose”, afirma o prefeito JHC. “Na verdade está seguindo recomendação do Ministério Público para entregar as doses que a população tanto necessita. Não dá para fazer política com assunto tão sério”, disse.

O Estado, a quem compete a guarda das vacinas, não havia repassado os imunizantes ao Município, responsável pela aplicação. Foi preciso ser notificado pela Prefeitura para anunciar que cumpriria com a liberação, ainda assim em quantidade insuficiente.

Na manhã dessa quinta-feira (21), a Força Tarefa de combate à Covid-19, composta pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, convocou representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do município, onde ficou determinado que diariamente, até as 15 horas, o Estado deverá comunicar oficialmente ao município sobre o quantitativo de doses a serem enviadas.

No começo do dia, as vacinas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que iniciou imediatamente a aplicação dos imunizantes. Para se ter ideia, nesta quinta estão previstas 3.100 pessoas que devem tomar a segunda dose e nesta sexta-feira (22), mais 1.300.

Maceió já está com toda sua estrutura pronta, aguardando apenas o cumprimento do envio das demais doses pelo Governo do Estado.

Reportar Erro