posse nos eua

Moraes encaminhou para analise da PGR o convite de Bolsonaro para a posse de Trump

O ex-presidente aguarda uma posição da procuradoria sobre o caso antes da posse marcada para a próxima segunda-feira (20)

acessibilidade:
Ministro Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/ STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR) as informações que evidenciam o convite feito por Donald Trump (Republicano) para Jair Bolsonaro (PL) estar presente na posse do presidente eleito dos Estados Unidos.

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido devido às investigações de uma suposta tentativa de golpe de estado e precisa de autorização para deixar o país, o ex-presidente agora aguarda uma posição da procuradoria sobre o caso antes da posse marcada para a próxima segunda-feira (20), no Capitólio, em Washington.

No documento enviado para Moraes, os advogados alegaram que o domínio do site apresentado na última sexta-feira (10) do site oficial do Comitê Inaugural Presidencial de Trump.

“Ante todo o exposto, e sendo o convite o próprio e-mail datado de 08/01/2025 e enviado por info@t47inaugural.com ao Deputado Eduardo Bolsonaro – nos EUA, diferentemente do Brasil, possivelmente por razões culturais, prestigia-se a boa-fé do declarante, in casu, de que o convite enviado por e-mail oficial do comitê representado por Donald J. Trump é verdadeiro, justamente porque mentiras ou omissões propositadas podem levar a rigorosas consequências –, a exigência de apresentação pela defesa de “documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que comprove o convite descrito em sua petição”. 

Reportar Erro