Hamilton Mourão chamou de ‘exaltação ao nada’, ato em memória aos episódios no 8/1
O evento está marcado para quarta-feira (8), o presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com autoridades e encontrará o público
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou o “Abraço à Democracia”, evento organizado pelo governo Lula em memória aos atos de vandalismo contra a sede dos três poderes no 8 de janeiro de 2023.
Segundo o ex-vice-presidente a cerimônia trata-se de uma “verdadeira exaltação ao nada”.
“Essa ‘comemoração’ que o governo Lula pretende fazer em relação aos eventos do 08 de janeiro é a verdadeira exaltação ao nada! Nada há para comemorar, querem sim potencializar a narrativa de um suposto golpe impossível”, disse Mourão em publicação no X.
O evento marcado para esta quarta-feira (8) terá a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, o descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos Três Poderes onde o presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público.
Hamilton Mourão aproveitou também para defender as Forças Armadas afirmando que as militares jamais tentariam um suposto golpe. “Em nenhum momento houve deslocamento de tropas, jamais os comandos militares cogitaram tal intento e nunca as autoridades da república estiveram ameaçadas”.
E finalizou culpando o governo Lula pela ineficiência ao impedir os ataques. “Em verdade, o governo foi incompetente e não conseguiu impedir badernas e invasões de vândalos sem nenhum potencial ofensivo real. Essa é a esquerda que admira tiranetes, sempre mentirosa, insidiosa e que quer dividir a nação”.
Essa “comemoração” que o governo Lula pretende fazer em relação aos eventos do 08 de janeiro é a verdadeira exaltação ao nada!
Nada há para comemorar, querem sim potencializar a narrativa de um suposto golpe impossível.
Em nenhum momento houve deslocamento de tropas, jamais os…— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) January 4, 2025