Filha de Rubens Paiva já tentou falar com Lula, mas não foi bem recebida no Planalto
No dia 30 de agosto de 2023, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Vera Paiva, foi ao Planalto na esperança de ser atendida pelo presidente
Após Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro como melhor atriz em filme de drama por sua atuação na obra “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, o presidente Lula (PT) ligou para a filha de Fernanda Montenegro para parabenizá-la.
Mas no dia 30 de agosto de 2023 Lula não teve a mesma reciprocidade. A data que marcava o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, a filha de Rubens Paiva, Vera Paiva, foi deixada de lado pelo presidente.
Vera e outras pessoas foram ao Palácio do Planalto para relembrar a memória dos seus familiares e lutar por mais informações daqueles que desapareceram em razão do período militar.
Mesmo com a agenda reservada para ser cumprida no Planalto, das 09h às 17h, Lula não quis receber os militantes que buscavam justiça à época.
Agora, com o sucesso do filme, o presidente sancionou no dia 9 de janeiro de 2025 o Prêmio Eunice Paiva, para homenagear brasileiros que lutam pela democracia. A cerimônia contou com a presença de Chico e Juca Paiva, filhos de Vera, netos de Eunice e Rubens Paiva.