mudança à vista

José Múcio deve deixar Ministério da Defesa

Múcio declarou a interlocutores que gostaria de sair antes da reforma ministerial, no qual o presidente petista deve fazer em fevereiro

acessibilidade:
Ministro da Defesa, José Múcio (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Ministério da Defesa deve anunciar mudanças nos próximois dias, isso porque o atual ministro José Mucio deixará o cargo. Ele já havia comunicado o presidente Lula (PT) seu desejo de sair e alegou querer ficar mais próximo de seus familiares. Para a pasta, já circulam pelo menos cinco nomes para suprir a saída do ministro.

Múcio declarou a interlocutores que gostaria de sair antes da reforma ministerial, no qual o presidente petista deve fazer em fevereiro, depois das eleições para as presidências da Câmara e Senado. Por ser uma decisão de Múcio, o ministro não gostaria que sua saída fosse dada como uma demissão. A troca pode ser que fique pra depois das mudanças.

Os possíveis nomes para a pasta são:

  • Kátia Abreu: A ex-senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é avaliada com bons olhos para o ministério da defesa, o que seria inédito.
  • Alexandre Padilha: Múcio passou a defender o nome do atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais.
  • Geraldo Alckmin: A escolha do vice-presidente da república poderia se dar também pelo seu temperamento considerado afável e de fácil relacionamento.
  • Márcio Elias Rosa: Atual secretário-executivo do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
  • Rodrigo Pacheco: O nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também tem sido citado como uma das possibilidades para a defesa.

 

Reportar Erro