Fraude bilionária

MPF pede à Justiça a extradição de ex-CEO das Americanas

Gutierrez é acusado de haver liderado a fraude e depois fugido para Europa

acessibilidade:
Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas que está fora do Brasil (Foto: Reprodução)

O procurador José Maria Panoeiro, que conduz a investigação sobre a fraude Americanas, requisitou ao juiz federal Márcio Carvalho, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a extradição de Miguel Gutierrez, ex-CEO da empresa varejista.

Gutierrez, que é acusado de ser líder do esquema de fraude bilionária, deixou o Brasil em junho de 2023 partindo para Madri, capital da Espanha. Entretanto, fixou a residência e não retornou. 

Caso a extradição não seja concedida, existe a possibilidade de processar Gutierrez na Espanha, conforme o tratado de cooperação entre os dois países, afirmou Panoeiro.

O presente requerimento se faz necessário na medida em que, caso negada a extradição, abre-se a possibilidade de processamento do requerido no Reino da Espanha, conforme o tratado indicado“, justifica o procurador. 

Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez, ex-CEO das Lojas Americanas, junto com a ex-diretora Anna Christina Ramos Saicali, foram acusados de atuarem em esquema de manipulação dos balanços para ocultar a situação financeira da varejista.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.