Agressão contra mulher

Anistia Internacional Brasil repudia piada de Lula sobre violência doméstica

A ONG aponta dados que quando o time de uma cidade joga, casos de lesão corporal dolosa contra as mulheres crescem 21%

acessibilidade:
'Se é corinthiano, tudo bem', diz Lula sobre violência contra mulher. (Foto: Montagem/Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma piada associada à violência contra as mulheres em evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira. Ao lastimar dados de violência contra as mulheres de uma pesquisa que apontam aumento de agressões domésticas as mulheres após jogos de futebol, o petista, que é corinthiano, complementou: “se o cara é corinthiano, tudo bem”, em tom de piada.

A ONG Anistia Internacional Brasil indicou pesquisas que revelam aumento de B.Os de ameaça contra as mulheres após 1 dos times de 5 cidades brasileiras entrarem em campo. Os dados demonstram um aumento de quase 24%. Caso o jogo seja assistido de casa, os registros de lesões corporais crescem até 26%.

Além de não ter graça, o comentário de Lula normaliza uma tragédia brasileira que deveria preocupar todo mundo, principalmente o presidente: pelo menos 10,6 mil mulheres foram vítimas de feminicídio desde 2015. Direitos das mulheres, presidente, também são direitos humanos”, disse a Anistia. 

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, apontou que o Brasil teve um aumento considerável no número de casos de violência contra a mulher. De acordo com o estudo, mais de 50 mil mulheres brasileiras sofrem algum tipo de agressão por dia, ou “um estádio de futebol lotao”, nas palavras de Samira Bueno.  

A pesquisa revela que, no último ano, houve um salto de 11,8%, em 2021, para 14% em 2023, entretanto, nem todas mulheres procuram a delegacia. 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.