Lula rebate deputado francês que comparou carne brasileira a lixo ‘não apitam nada’
O deputado Vincent Trébuchet comparou a carne brasileira a lixo
O presidente Lula (PT) rebateu comentário xenófobo feito pelo deputado francês, Vincent Trébuchet, durante cerimônia de abertura do Encontro Nacional da indústria nesta quarta-feira (27). Lula afirmou que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul não depende da França, “se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam nada”.
“Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês, que achincalhou os produtos brasileiros, porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul”, afirmou o petista.
Lula relembrou que está há 22 anos tentando fechar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, e deseja retirar essa pauta logo de sua gestão. O presidente brasileiro ainda revelou que pretende fechar o acordo entre o bloco econômico sul-americano e o europeu ainda este ano.
Deputado francês compara carne brasileira com lixo:
O deputado Trébuchet comparou a carne brasileira a lixo durante votação simbólica sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, no Parlamento francês, na última terça-feira (26). Na ocasião, o parlamentar disse que os pratos do povo francês não são latas de lixo, “a realidade é que nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo”.
Segundo o francês as carnes produzidas por países do Mercosul se utilizam de hormônios de crescimento e levantou a questão sobre a rastreabilidade brasileira ser “um conceito vago”. O deputado ainda citou um relatório da Comissão Europeia feito em dezembro de 2023, sobre a vigilância da gripe aviária no Brasil.
“O que revela esse relatório? O que já sabemos: esses gigantes da avicultura no Brasil são incapazes de garantir normas sanitárias mínimas”.
A votação simbólica em torno do acordo entre Mercosul e União Europeia terminou com a maioria dos votantes sendo contra o acordo, foram 484 votos contrários e 70 a favor.