Tesouro Nacional

Greve faz Tesouro Direto suspender venda de títulos

Consequências para os Investidores; os resgates continuam mesmos imapactados pela greve na operação do Tesouro Direto

acessibilidade:
Sede do Banco Central, em Brasília. Foto: EBC
Sede do Banco Central, em Brasília. Foto: EBC

A Secretaria do Tesouro Nacional anunciou que a venda de títulos por meio do Programa do Tesouro Direto esteve suspensa na terça-feira (24) devido a greve dos servidores da instituição.

No comunicado, o Tesouro esclareceu que as “restrições operacionais” levarão ao cancelamento dos agendamentos de compra de títulos, sugerindo que os investidores façam novas programações. “É importante destacar, entretanto, que os processos de resgate antecipado e agendamentos para outras datas seguirão normalmente no dia 24/09/2024, permitindo que os investidores resgatem seus investimentos se desejarem”, informou a instituição. A greve dos servidores do Tesouro teve início no começo do mês passado, resultando em interrupções em várias atividades.

No final de agosto, a secretária adiou em uma semana as coletivas sobre o Relatório Mensal da Dívida e o Resultado do Tesouro Nacional devido à mobilização dos funcionários. Durante a greve, os indivíduos não conseguiram adquirir títulos públicos pela internet, afetando a venda de papeis do Tesouro Direto por um dia.

Segundo o comunicado, a suspensão afetará todo o sistema financeiro, impedindo que instituições ou bancos realizem vendas de títulos aos investidores na data mencionada. As operações agendadas para terça-feira também estão canceladas, e o Tesouro recomenda que os investidores reprogramem suas negociações para após esse dia, quando as atividades forem normalizadas.

Por outro lado, os processos de resgate antecipado de títulos e agendamentos para datas futuras ocorrerão normalmente. “Os investidores poderão resgatar seus investimentos no programa (Tesouro Direto), se assim desejarem”, afirma a nota.

A greve dos servidores do Tesouro Nacional começou no início de agosto, com a categoria solicitando a inclusão de aumentos salariais na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento de 2025, cujos projetos estão em tramitação no Congresso.

Devido à greve, o Tesouro já havia adiado, em agosto, as coletivas sobre o Relatório Mensal da Dívida Pública e o Resultado do Tesouro Nacional, que deveriam ocorrer na última semana de agosto, mas só foram realizadas no início de setembro. Não há confirmação se as novas divulgações dos relatórios, previstas para esta semana, também serão adiadas.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.