Dólar dispara, chega a R$5,70 e Lula convoca reunião
Em um mês, o dólar já subiu 7,95% e, desde janeiro, 16,78%
Com a disparada do dólar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para discutir alta do dólar nesta quarta-feira (03) para tomar medidas cabiveis a aceleração. Em um mês, a moeda norte-americana já subiu 7,95% e, desde janeiro, 16,78%. O petista disse considerar que há um “jogo de interesse especulativo contra o real no país” que tem mantido a valorização da moeda estrangeira.
“Obviamente, me preocupa essa subida do dólar, é uma especulação. Há um jogo especulativo contra o real no país”, avaliou em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA). “Tenho conversado com as pessoas sobre o que vamos fazer, estou voltando na quarta-feira (03), e temos uma reunião. Não é normal”, reforçou.
Pelo terceiro dia consecutivo, o dólar está em alta. A moeda americana abriu em queda nesta terça, mas inverteu o movimento, sobretudo, depois que o presidente Lula falou sobre as especulações em torno do real.
“Semana passada, dei entrevista no Uol. Depois da entrevista, alguns especialistas falaram que o dólar subiu ‘por conta da entrevista do Lula’. Fomos descobrir que o dólar tinha subido 15 minutos antes da minha entrevista”, argumentou Lula.
Questionado sobre possíveis soluções para conter a valorização do dólar, Lula respondeu: “Temos de fazer alguma coisa. Não posso falar, senão estou alertando meus adversários. Mas, se pegar dados da economia, vai perceber que o Produto Interno Bruto (PIB) está crescendo mais do que a previsão do mercado, o desemprego cai mais do que a previsão do mercado, a massa salarial cresce mais do que a previsão do mercado”.