R$ 28,6 milhões

Caixa transfere dinheiro de multas do X para conta certa

Valor das multas foi depositado na Caixa Econômica Federal, mas deveria ter sido depositado no Banco do Brasil

acessibilidade:
Logo da rede social X, antigo Twitter.

O montante das multas aplicadas ao X já foi transferido para a conta bancária correta. A operação foi realizada pela Caixa Econômica Federal após a empresa ter depositado R$ 28,6 milhões no banco. Na última sexta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Caixa fizesse a transferência do valor para a conta do Banco do Brasil vinculada ao processo na Corte.

A rede social do bilionário Elon Musk havia depositado os valores decorrentes de punições aplicadas por descumprimento de ordens judiciais numa conta errada, segundo Alexandre de Moraes. A quitação das multas é a última etapa para que a rede social seja desbloqueada no Brasil. A plataforma foi suspensa em todo o país no dia 30 de agosto.

A Secretaria da Corte ainda precisa confirmar a conclusão da transferência e a quitação de todas as multas impostas à empresa. Com as condições cumpridas, o ministro determinou que o processo seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise.

Somente após esse parecer é que Moraes deve considerar o desbloqueio da plataforma. Não há prazo definido para essa decisão.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.