Sudeste em alerta

Temporais no Brasil: sobe os números de mortos no ES e quase 600 desabrigados no RJ

ES e RJ estão em estado de alerta para as chuvas volumosas que estão causando mortes e destruição nas cidades

acessibilidade:
Temporais devem se intensificar nesta quinta-feira (28) (Foto: Casa Militar)

Segundo o boletim da Defesa Civil do Espírito Santo divulgado nesta segunda-feira (25), os números de mortes por causa das chuvas extremas no Estado já causaram 19 mortes. 

De acordo com o relatório, mais duas pessoas morreram em Mimoso do Sul, que soma agora 17 óbitos. Há seis desaparecidos no município. As outras mortes foram em Apiacá. As duas cidades ficam na região sul do estado. 

O total de desalojados no estado é de 7.287, dos quais 4.000 estão em Apiacá. O número de desabrigados é de 411, sendo 332 na cidade do sul capixaba. A previsão do tempo para o estado nesta segunda é de mais chuva exatamente no sul do estado.

A Defesa Civil pede que viagens às cidades atingidas sejam evitadas. Em Mimoso do Sul há problemas com o abastecimento de comida, água e falta de energia em parte da cidade. 

Na sexta-feira (22), os moradores foram vistos recolhendo na lama alimentos que aparentemente eram vendidos em supermercados e mercearias e foram levados para as ruas pela força das águas. A cidade, de aproximadamente 24 mil habitantes, é cortada pelo rio Muqui do Sul. 

O tenente-coronel Ferrari, coordenador-adjunto da Defesa Civil, afirma que é grande o número de deslocamentos para a cidade de pessoas interessadas em ajudar a população atingida.

“Os acessos à região estão completamente abarrotados. Tá difícil de transitar. A ajuda humanitária, os nossos veículos para socorro, prestação de serviço, restabelecimento de serviços públicos estão tendo dificuldades de acessar a cidade”, diz o tenente-coronel, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Os interessados em atuar como voluntários, afirma o tenente-coronel, devem se cadastrar no Sistema de Comando em Operações, instalado no município afetado.

Com as chuvas, dez municípios do Espírito Santo estão com classificação alta em relação ao risco de deslizamento de terra. Em outros 11 esse risco é moderado, segundo o boletim da Defesa Civil. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou situação de emergência em 13 cidades devido aos estragos causados pela chuva.

 

Estradas do ES

Quatro rodovias, duas federais e duas estaduais, foram afetadas pelas chuvas no Espírito Santo. A BR-101, em Mimoso do Sul, opera no sistema pare e siga no limite do estado com o Rio de Janeiro. A BR-482 tem ponto de interdição em Alegre e Guaçuí.

Entre as estaduais, a ES-393 tem pontos de interdição entre Mimoso do Sul e Muqui e entre Muqui e Conceição de Muqui. Já a ES-297 está totalmente interditada em trechos que cortam Apiacá e Bom Jesus do Norte.

Caos no RJ 

Com cerca de 640 km de distância, a população do Estado do Rio de Janeiro também está enfrentando chuvas volumosas desde de sexta-feira (22). Na quinta-feira (21) foram registradas 8 mortes na Baixada Fluminense, na região Serrana e na Região dos Lagos.   Além disso, são 530 desabrigados. 

Em Petrópolis, um desabamento de uma casa no bairro Independência, ocorrido na sexta (22), matou 4 pessoas. As vítimas são da mesma família: Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos; Beatriz da Silva Lima, 25 anos; Douglas José de Souza da Silva, 24 anos; e Maria Lucia Casemiro Lima, 66 anos.Os corpos foram sepultados no domingo (24). 

Na manhã de sábado (23), uma criança de 4 anos foi resgatada com vida após 15 horas sob os escombros. A menina foi salva pelo pai, Douglas, que, segundo testemunhas, usou o corpo como escudo para proteger a filha.

Em Teresópolis, que também fica na Região Serrana, um deslizamento de terra, na comunidade da Coreia, matou Kayke dos Santos da Silva, de 8 anos. No fim da tarde de sábado, bombeiros encontraram o corpo de Miguel Lopes Ricardo Ramos, de 14 anos, no mesmo local.

As outras mortes foram a de um ambulante atingido por um raio, na sexta, no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A vítima foi identificada como Kelwen Ramos, de 19 anos.

E o motorista de um caminhão que morreu afogado após o caminhão em que estava cair num rio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Carlos Roberto Mota Chagas, de 55 anos, ficou preso na cabine.O Corpo de Bombeiros atendeu 258 ocorrências relacionadas à chuva. Cerca de 160 pessoas precisaram ser resgatadas.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.