Eleições Argentina 2023

Patricia Bullrich declara apoio a Javier Milei no 2º turno das eleições

Javier Milei pondera colocar Patricia Bullrich no Ministério da Segurança, caso ganhe as eleições da Argentina

acessibilidade:
A 3º colocada nas eleições presidenciais da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou que irá apoiar Javier Milei. (Foto:Reprodução/Redes Sociais).

 A terceira colocada nas eleições presidenciais da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou nesta quarta-feira (25), apoio a Javier Milei no 2º turno que será definido no dia 19 de novembro. 

Bullrich foi à casa do ex-presidente da Argentina Mauricio Macri na madrugada desta quarta-feira, para informá-lo da tomada de decisão. Segundo o jornal argentino Clarín, Bullrich recebeu apoio de Macri, no entanto o ex-presidente não declarou posicionamento em relação a Milei. 

Antes do anúncio de Patricia, ambos queriam se reunir para decidir se o apoio seria eventual ou se estenderá para uma aliança em um possível governo. Entretanto, Patricia suspendeu o encontro para anunciar logo o posicionamento “A urgência nos desafia a não sermos neutros diante do perigo da continuidade do Kirchnerismo com Sergio Massa”, disse Bullrich. Segundo ela, a vitória do ministro da Economia “implicaria uma nova etapa histórica sob o domínio do populismo corrupto que levaria ao declínio final”.

Bullrich esclareceu que o apoio é dela e de Luis Petri, companheiro de chapa na votação do 1º turno, ou seja o partido Proposta Republicana (PRO ), que preside ao lado de Mauricio Macri e a coligação Juntos por el Cambio, não tem relação com o posicionamento da ex-candidata. 

Ainda na declaração, Bullrich comentou sobre as falas direcionadas a ela cometidas por Milei, aparentemente a ex-candidata o perdoou. “Temos diferenças, por isso competimos. Nós não os escondemos. A maioria dos argentinos optou por uma mudança. Representamos uma parte dessa mudança. Não podemos ser neutros. Estamos diante do dilema da mudança ou da máfia. Quando a Pátria está em perigo, tudo é permitido”, explicou Bullrich. 

Javier Milei publicou o apoio da ex-candidata por meio das redes sociais, com uma imagem de um leão abraçando um pato, fazendo uma analogia dos dois. Milei anunciou que convidou Bullrich para fazer parte do governo, caso ganhe as eleições. “Me parece boa a  Patrícia como ministra de Segurança”, afirma o candidato.

O apoio de Patricia Bullrich á Milei possivelmente definirá os resultados das eleições, visto que o eleitorado da ex-candidata poderá votar em Milei. O 1º turno das eleições encerrou com Bullrich tendo 23,83% dos votos, Javier teve 29,28% e o candidato inimigo de ambos, Sergio Massa, lidera os resultados com 36,68%. 

A união dos candidatos poderá derrubar enfim o candidato e atual ministro da Economia, Sergio Massa. 

Javier Milei fala em incluir esquerda em governo 

Javier Milei é conhecido pelas ideias ultraliberais, e na última segunda-feira (23), o candidato à presidência da Argentina afirmou que pretende nomear políticos da esquerda no governo, caso ganhe as eleições. 

Segundo Milei existem ministérios que a esquerda está mais apta a ser responsável, como por exemplo o Ministério dos Recurso Humanos, que será uma possível junção das áreas da saúde, educação, assistência social e trabalho. 

“Se a pessoa que mais sabe sobre o assunto vai te oferecer uma solução, não me importa o que ela pensa sobre a teoria do valor-trabalho. Há um problema, quero resolvê-lo sem causar danos a ninguém, de modo que seja mais eficiente”, afirmou o candidato à rádio El Observador. 

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.