Lula chama guerra de Israel e o terrorista Hamas é ‘genocídio’
O presidente Lula falou sobre a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas e afirmou que o conflito se trata de um “genocídio que já matou quase 2 mil crianças”
Durante evento com representantes de estados e municípios, nesta quarta-feira (25), o presidente Lula falou sobre a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas e afirmou que o conflito se trata de um “genocídio que já matou quase 2 mil crianças”.
Lula afirma que focar em apontar quem é o culpado pela guerra é um equívoco e destaca que deveria ser discutido a morte dos civis. “
É muito grave o que está acontecendo neste momento no Oriente Médio, ou seja não se trata de ficar discutindo quem está certo, quem está errado, de quem deu o 1º tiro, quem deu o 2º. O problema é o seguinte aqui: não é uma guerra, é um genocídio que já matou quase 2 mil crianças que não tem nada haver com essa guerra, que são vítimas dessa guerra”, destaca o presidente Lula.
Ainda na declaração, Lula anunciou que hoje teria uma ligação com o emir do Qatar, Tamim Bin Hamad al-Thani para negociar a liberação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. “Tenho um telefonema com o emir do Catar para tentar ver se encontra alguém capaz de conversar com alguém para ver se a gente consegue liberar, 1º os brasileiros, que estão retidos na Faixa de Gaza, a poucos quilômetros da fronteira com o Egito, que estão querendo voltar para o Brasil. E que até agora, não foi permitido a eles o direito de voltar”, afirmou.