Herdeiro de Portinari oferece obras do pai para chapas de Boulos-Marta
A negociação do uso das obras de Portinari foram feitas entre João Cândido Portinari e Marta Suplicy, possível vice da chapa de Guilherme Boulos
João Cândido Portinari, filho único do artista brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), ofereceu à chapa articulada entre o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Marta Suplicy, possível vice da chapa do paulista, o uso das obras do pai para compor o visual da campanha à Prefeitura de São Paulo.
Marta e o empresário Márcio Toledo, seu marido, foram contatados pelo herdeiro Portinari, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, que colocou à disposição seus direitos autorais. O gesto foi bem recebido pela nova queridinha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Se confirmada a parceria, as peças da campanha poderão utilizar as mais de 5.000 obras de Cândido Portinari, como “Guerra e Paz”, “Mestiço”, “O lavrador de café”, “Retirantes” e “Criança Morta”. Portinari retrata em suas obras como viviam os brasileiros na 1º metade do século XX.
Marta é uma figura conhecida no PT. Ela deixou a sigla em 2015, após 33 anos de filiação no partido pelo qual foi prefeita, deputada, senadora e ministra da Cultura e do Turismo. O presidente do diretório municipal do PT, Laércio Ribeiro, descartou a possibilidade de prévias, sugeridas pelo deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), mas afirmou que a direção irá ponderar caso apareça novo nome.
A executiva municipal do PT aceitou, em reunião na última terça-feira (16), a volta da ex-prefeita de São Paulo, mas ainda sem definição da data de filiação.