Endividamento

Endividamento em janeiro sobe e atinge 6,7 milhões de empresas

Comparado ao mesmo período do ano de 2023, esse número representa 300 mil a mais, somando o equivalente a R$ 127,8 bilhões

acessibilidade:
(Foto: Pixabay)

Dados divulgados pelo Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostraram que janeiro de 2024 fechou com 6,7 milhões de empresas endividadas no Brasil. Comparado ao mesmo período do ano de 2023, esse número representa 300 mil a mais, somando o equivalente a R$ 127,8 bilhões.

O aumento da inadimplência das companhias em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano (IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar), refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias“, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O setor de serviços de empresas que estão negativadas também teve dados divulgados, veja o ranking:

  • Serviços: 54,9%
  • Comércio: 36,4%
  • Indústria: 7,5%
  • Primário: 0,8%
  • Outros: 0,4%

A região com mais empresas endividadas é São Paulo, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Já os estados que menos registraram contas em atraso foram Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.

Do total de 6,7 milhões de empresas inadimplentes em janeiro, 6,3 milhões foram de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), das quais somavam 43,7 milhões de dívidas e indicavam a média de 6,9 contas atrasadas.

Reportar Erro