Lago Guaíba

Chuvas deixam 29 mil desabrigados no Rio Grande do Sul

Mais de 900 pessoas foram removidas das suas casas desde domingo

acessibilidade:
Imagem da cheia no lago Guaíba em Porto Alegre (RS) (Foto: Reprodução/X @fernao_berthold)

Um alerta foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (22) em decorrência da continuação da cheia do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS). A cheia se dá pelas chuvas que atingem fortemente o estado há uma semana, mais de 29 mil pessoas estão fora das suas casas. 

Os níveis do lago devem se manter elevados, o lago Guaíba está acima da cota de inundação desde segunda (20). As águas do lago já avançaram para cinco ilhas do bairro Arquipélago, e outras regiões de Porto Alegre também enfrentam problemas, como extremo-Sul, 4° Distrito e Sarandi.  

O Rio Grande do Sul tem 29.683 pessoas fora de suas casas de acordo a Defesa Civil estadual. São 4.204 desabrigados (dependem de abrigos públicos) e 25.479 desalojados (podem ir para a casa de conhecidos). Os números foram divulgados no início da tarde desta quarta. 

Segundo a Defesa Civil municipal, mais de 900 pessoas foram removidas das suas casas desde domingo (19). Além disso, 40 cães que vivem nas ilhas foram levados à Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial. 

Até agora, 179 cidades registraram algum tipo de ocorrência relacionada às chuvas desde o feriado de 15 de novembro. Ao menos três prefeituras estão cadastrando voluntários para atuarem em ações de limpeza, caso de Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio. 

Reportar Erro