Prejuízo bilionário

Brasil tem prejuízo de R$ 1,2 bilhão com roubo de cargas

Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, em 2022 mais de 13 mil crimes deste tipo foram identificados no Brasil

acessibilidade:
O Sudeste lidera a lista, concentrando o maior número de casos representados 85,18% das ocorrências. Foto: Valter Campanato/ ABr

Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística indicou que o Brasil teve um prejuízo de R$ 1,2 bilhão com roubo e furto de cargas em 2022.

“O roubo de carga já quebrou milhares de transportadoras no Brasil”, destacou o vice-presidente de segurança da entidade, Roberto Mira, ao portal JP News.

Apesar disso, os dados da associação mostram que houve uma redução de 9,1% nos roubos e furtos de cargas em todo o país entre 2021 e 2022. Durante o ano passado, mais de treze mil crimes deste tipo no Brasil.

No entanto, mesmo com a queda, algumas regiões sofrem com o alto índice de apropriação indevida.

O Sudeste lidera a lista, concentrando o maior número de casos representados 85,18% dos registros.

Em seguida, aparecem as regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%).

Segundo Mira, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas vem monitorando de perto a situação dos roubos de cargas há mais de 25 anos.

Na avaliação dele, a cada ano os números deste crime caem e destaca que, para isso, as empresas de transporte e até mesmo os motoristas autônomos podem ajudar ao instalar serviços de rastreamento e monitoramento por câmaras.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.