Grão desvalorizado

Venda da safra de milho no Mato Grosso registra baixa

Preço de venda do milho recuou cerca de 16%

acessibilidade:
O Centro-Oeste responde por 60% de todo o milho brasileiro. (Foto: Guilherme Viana/Embrapa).

O levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou uma queda de 20% nas vendas antecipadas da safra de milho atual em relação ao ciclo da temporada 2021/22. Na média histórica dos últimos cinco anos o percentual cai anda mais e alcança 30%.

A colheita da segunda safra do milho em Mato Grosso está prevista para começar no final de maio. O volume projetado é que mais de 46 milhões de toneladas sejam colhidas na temporada. Desses, apenas 33,74% foram comercializados até o mês de março.

Os produtores justificaram que o preço pago pela saca de 60 quilos impactou na hora de fechar os negócios. Do início do ano para cá, o preço do milho para contratos com vencimento em julho, que serve como referência para a tomada de decisão, recuou cerca de 16%, saindo de R$ 67 para menos de R$ 56.

O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, demonstrou preocupação com o cenário atual.

“É um cenário que vem trazendo bastante preocupação para o setor, principalmente, se a gente for olhar hoje em torno de 33% comercializado desse cereal”, destacou Cleiton.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.