SP deve produzir mais de 1 milhão de toneladas de bananas na safra atual
O Estado de São Paulo é responsável por quase um terço da banana produzida no Brasil
O Estado de São Paulo, grande produtor de bananas e responsável por quase um terço da produção brasileira, tem previsão de produzir mais de um milhão de toneladas da fruta na atual safra. Isso equivale a quase dois mil campos de futebol de área plantada. Os dados do Instituto de Economia Agrícola.
A produção paulista contribui para manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo. Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia.
O Vale do Ribeira é o maior polo produtor do segmento no estado. As principais variedades da fruta produzidas incluem a prata, nanica, maçã, ouro e terra. A região também se destaca pela produtividade: enquanto a média nacional é de 14 toneladas por hectare, a do Vale do Ribeira é de 22.
Pesquisas desenvolvidas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios mostram que, utilizando técnicas de manejo da cultura, é possível elevar a produtividade dos bananais.
O pesquisador da agência regional de Pariquera-Açu, Edson Nomura, explica que são avaliados os efeitos do uso de composto orgânico nos atributos químicos, físicos e biológicos dos solos.
“Na parte da nutrição estamos pesquisando o uso de composto orgânico avaliando seus efeitos nos atributos químicos, físicos e biológicos dos solos, sendo avaliadas as atividades enzimáticas e identificando quais são os microrganismos responsáveis por isso”, afirmou.
Além disso, o estado investe em pesquisas que promovem o melhoramento genético e o controle de doenças e pragas. Em maio deste ano, a Secretaria de Agricultura criou o Programa Estadual de Fitossanidade da Cultura da Banana, com o objetivo de definir as ações de defesa sanitária voltadas à cultura.
O programa prevê medidas como o cadastro de todas as unidades comerciais de banana no estado, ações para reduzir a disseminação e prevenir pragas e a adoção de protocolos para garantir a rastreabilidade e a qualidade do produto.