Depoimento em CPI

Senado quer que presidente do Ibama explique atuação de ONGs na Amazônia

Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça será ouvido nesta terça-feira (7), na CPI das ONGs

acessibilidade:
Presidente do Ibama, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil).

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, será ouvido nesta terça-feira (7), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não Governamentais (ONGs).

Agostinho foi convidado ao colegiado para discutir o papel das ONGs e das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) na Amazônia.

O convite partiu do relator da CPI, senador Marcio Bittar (União-AC), que solicitou a presença do presidente do Ibama na comissão.

Como justificativa para o requerimento, o parlamentar alegou que é uma oportunidade para Agostinho esclarecer o papel dessas organizações na proteção do meio ambiente e entender melhor como elas interagem com as autoridades governamentais.

“É sabido que muitas das ONGs e Oscips que atuam na Amazônia lidam com questões ambientais. Portanto, parece apropriado ouvir o presidente do Ibama, que é responsável por grande parte das ações de fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia. Isso nos ajudará a entender como as entidades paraestatais operam na região e como se relacionam com o governo”, defendeu Márcio Bittar no requerimento apresentado à comissão.

Veja abaixo o requerimento:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.